Data: 16.03.2020 21:58

Coronavírus: Comando e Fenaban criam comitê de crise

O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), reunidos na tarde desta segunda-feira (16 de março) em São Paulo, decidiram criar um comitê de crise para acompanhar as orientações das autoridades de saúde frente à pandemia do novo coronavírus e tratar das medidas a serem adotadas pelas instituições financeiras, mediante a evolução da doença (covid-19).

A preocupação do Comando é garantir a saúde e a segurança dos bancários, principalmente daqueles que fazem parte do chamado grupo de risco e das mulheres em gestação. Além disso, o Comando colocou em discussão a suspensão das aulas nas escolas e a falta de opção para os cuidados com as crianças.

Outras reivindicações

O Comando enviou à Fenaban, no último dia 12, ofício sugerindo medidas e cobrando negociações. Confira.

Comunicação preventiva sobre os cuidados a serem tomados por todos, evitando notícias erradas ou inverídicas.

– Adoção do teletrabalho e, nos casos em que isso não for possível, a antecipação das férias.

Suspensão das demissões.

Suspensão da cobrança de metas.

Controle de acesso às agências, para que não haja aglomerações.

Suspensão temporária das atividades de agências em áreas de risco, como aeroportos e hospitais.

Reforço nos procedimentos de limpeza dos locais de trabalho.

– Transparência das informações com os trabalhadores e os sindicatos.

– Adoção de quarentena para bancários que voltarem de viagem ao exterior.

Retirada dos bancários do serviço no autoatendimento.

Antecipação da campanha de vacinação contra a gripe, como forma de facilitar a identificação dos casos de coronavírus.

Alguns procedimentos, cabe destacar, os bancos já adotaram; entre eles, comunicação preventiva; reforço na limpeza e adoção da quarentena para aqueles que retornem de viagens ao exterior.

Quanto à antecipação da campanha de vacinação, a Fenaban informou que depende de trâmites com a Receita Federal e com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas que já conseguiu antecipar o início, que seria no dia 22 de abril, para o dia 15 de abril. A Fenaban informou ainda que vai tentar antecipar ainda mais a vacinação.

Os representantes dos bancos também disseram que existe sensibilidade com as demais reivindicações e as mesmas serão levadas como recomendação para serem adotadas por todos os bancos.

Fonte: Contraf-CUT