Data: 21.11.2019 00:02
Categoria: BB, Notícias Gerais

Proposta elaborada por entidades e Cassi: vote SIM

As entidades representativas dos associados (ativos e aposentados), técnicos e diretoria executiva da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi), após várias reuniões, construíram recentemente uma nova proposta de custeio e governança.

Com base nas mesmas premissas estabelecidas pela proposta submetida à consulta entre aos associados em maio deste ano, a nova proposição contou com a participação das seguintes entidades representativas dos associados: ANABB, AAFBB, FAABB e Contraf-CUT. A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), que integrava o grupo de entidades representativas dos associados, saiu da mesa de negociação no último dia 10 de outubro. O que levou o BB a suspender o processo, temporariamente. A nova proposta já foi aprovada pelo banco.

A consulta entre os associados será realizada entre os dias 18 e 28 deste mês de novembro. A diretoria do Sindicato orienta os funcionários associados a votarem a favor da nova proposta, a votarem no SIM.

Avaliação

Para a diretora do Sindicato e representante da Federação dos Bancários de SP e MS na Comissão Executiva (CE-BB), Elisa Ferreira, a nova proposta contempla anseios dos associados. “No prazo de um ano, os associados da Cassi já votaram em duas propostas de saneamento financeiro. Em outubro do ano passado, rejeitaram; em maio último, a maioria aprovou, mas o quórum de 2/3 não foi atingido. Diante desse quadro, impasse instalado. Para agravar, no dia 22 de julho deste ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nomeou uma Direção Fiscal para avaliar a situação financeira da Cassi. Após três meses, a ANS finalizou o seu relatório e deu prazo de 30 dias para a Cassi apresentar a sua proposta. Como se pode concluir, corre-se contra o tempo. A nova proposta elaborada pelas entidades e a diretoria executiva e técnicos da Cassi é a melhor opção, neste momento”.