Data: 16.09.2019 16:32
Categoria: Notícias em Foco

Reajuste salarial de 4,31%, em setembro

Os salários, as verbas e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos bancários serão reajustados em 4,31%, a partir de 1º de setembro. O índice é composto pela inflação acumulada nos últimos doze meses (setembro de 2018 a agosto deste ano), que totalizou 3,28%, mais aumento real de 1%, conforme assegura a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), negociada e assinada no ano passado entre a Fenaban e Comando Nacional dos Bancários, com validade de dois anos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do mês de agosto (0,12%) foi divulgado no último dia 6 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Novos valores

Com o reajuste de 4,31%, o piso de escriturário passa para R$ 2.401,83 (após 90 dias), o de caixa para R$ 3.244,55 (após 90 dias); o auxílio refeição para R$ 36,69 por dia (total de 22 dias); o auxílio alimentação para R$ 636,18; a 13ª cesta alimentação para R$ 636,18; e o auxílio creche/babá (filhos até a idade de 71 meses) para R$ 488,62.

PLR: Segundo a CCT, os bancos têm prazo até o dia 20 deste mês de setembro para pagar a PLR. Três anteciparam: Banco do Brasil (30 de agosto); Caixa Federal (3 de setembro) e Bradesco (16 de setembro). O Itaú paga a PLR e o PCR (Programa Complementar de Resultados) de R$ 2.900,00 no próximo dia 20 e o Santander no próximo dia 30.