Data: 06.09.2019 10:45

Bancos pagam antecipação da PLR até dia 20

Os bancos privados tem prazo até o dia 20 deste mês de setembro para pagar a antecipação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e da Parcela Adicional, conforme assegura a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT); a segunda e última parcela será paga até o dia 3 de março de 2020. O Santander, no entanto, irá pagar a antecipação 10 dias depois, no dia 30, segundo informou a Fenaban (Federação Nacional de Bancos) ao Comando Nacional dos Bancários, durante reunião realizada no último dia 20 de agosto.

Cabe lembrar que a CCT assinada pelo Sindicato, no ano passado, tem validade até 2020 (dois anos) e prevê reajuste salarial neste ano equivalente a reposição da inflação acumulada no período de setembro de 2018 a agosto de 2019, mais 1% de aumento real. Com a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de agosto (0,12%) pelo IBGE, hoje (6), a inflação acumulada nos últimos doze meses totalizou 3,28% que, acrescida do aumento real de 1%, resulta num reajuste de 4,31%.

Caixa Federal: O pagamento da primeira parcela da PLR (regra Fenaban e PLR Caixa Social, 50% do valor devido a cada empregado) foi efetuado no dia 3 deste mês de setembro. Segundo o Aditivo à CCT, a Caixa Federal poderia pagar a PLR até o próximo dia 30. A segunda e última parcela será paga até o dia 31 de março de 2020.

Banco do Brasil: O pagamento da PLR (módulo Fenaban e módulo BB), referente ao primeiro semestre de 2019, foi efetuado no último dia 30 de agosto. A PLR referente ao segundo semestre deste ano será creditada em 2020, em até dez dias úteis após a data de distribuição dos dividendos aos acionistas, conforme estabelece o Aditivo à CCT.

PLR Fenaban

Regra básica: 90% do salário reajustado, mais valor fixo de R$ 2.457,36.

Parcela Adicional: 2,2 do lucro líquido, divisão linear. Limite: R$ 4.914,72.

Antecipação/1ª parcela da PLR: 60% da regra básica. Ou seja, 54% do salário reajustado, mais valor fixo de R$ 1.474,42. Pagamento: dia 20 de setembro

Antecipação da parcela adicional: Divisão linear: 2,2 do lucro líquido/1º semestre de 2019, limitado a R$ 2.457,36. Pagamento: dia 20 de setembro.