Data: 06.08.2019 11:40

21ª Conferência define mobilização contra reforma da Previdência e em defesa dos bancos públicos

Reunidos na 21ª Conferência Nacional dos Bancários, 604 delegados (395 homens e 209 mulheres) aprovaram as estratégias de luta em defesa da soberania nacional, da liberdade de imprensa e dos bancos públicos e contra a reforma da Previdência e Medida Provisória (MP) 881, a minirreforma trabalhista que altera vários pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); entre eles, horários e jornada.

Organizada pelo Comando Nacional dos Bancários, a 21ª Conferência realizada em São Paulo, entre os dias 2 e 4 deste mês de agosto, aprovou também a defesa do emprego, das condições de trabalho, da mesa única de negociação (bancos públicos e privados), e da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e Aditivos (BB e Caixa Federal). E mais: a unidade deve nortear a luta da categoria.

Dia de Luta: Para defender os bancos públicos e os direitos dos trabalhadores, a 21ª Conferência aprovou Dia Nacional de Luta em 4 de setembro. Já no dia 13 deste mês de agosto, a CUT conclama os trabalhadores a realizarem manifestações contra a reforma da Previdência (PEC 6), apresentada pelo governo Bolsonaro, Quanto à Previdência, os trabalhadores do ramo financeiro defendem a construção de propostas visando o cumprimento efetivo dos direitos sociais previstos na Constituição de 1988.

Reajuste: Neste ano, cabe destacar, a Conferência não discutiu temas como reajuste salarial, definido na Campanha de 2018, com a assinatura da CCT válida por dois anos. A Convenção prevê a reposição da inflação registrada entre os meses de setembro de 2018 e agosto de 2019, mais 1% de aumento real, a partir de 1º de setembro.

Delegados: Os bancários de Campinas e Região foram representados por nove delegados, todos os diretores do Sindicato: Carlos Augusto (Pipoca), Cida, Cristiano, Elisa, Lourival, Mauri, Patrícia, Stela e Vander.

Fotos: Júlio César Costa