Data: 06.08.2019 11:27
Categoria: BB, CEF

30º Congresso do BB e 35º Conecef: contra o desmonte, o retrocesso

O 30º Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado nos dias 1º e 2º em São Paulo, que reuniu 260 delegados, definiu vários encaminhamentos. Entre eles: ampliar o debate sobre teletrabalho e home office; engrossar a luta contra a reforma da Previdência; reforçar a mesa dos bancos incorporados visando melhorar o regulamento dos planos de previdência e que sejam administrados pela Previ; construir a reabertura de negociação sobre um novo plano de custeio da Cassi; organizar abaixo-assinado contra a medida do Conselho Deliberativo que altera o critério da coparticipação, aumentando os valores cobrados; e inclusão na pauta do 31º Congresso, em 2020, dos seguintes temas: mulheres, LGBTI+, negros e pessoas com deficiência (PCD).

Delegados: Cida, Elisa, Linda, Nilcéia e Marcos Eduardo.

Dias de luta

9 de agosto: contra a reestruturação, implantada a partir do dia 29 de julho.

22 de agosto: em defesa da Cassi.

Caixa Federal

O 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Federal (Conecef), também realizado nos dias 1ª e 2 deste mês de agosto em São Paulo, aprovou as bandeiras de luta contra o retrocesso. Entre elas, defesa da Caixa 100% pública, do Saúde Caixa e da Funcef, contratação de mais empregados e melhores condições de trabalho, com fim do assédio moral e do GDP (Gestão de Desempenho de Pessoas), e combate ao descomissionamento arbitrário.

O 35º Congresso reuniu 272 delegados. Os empregados da Região de Campinas foram representados por seis delegados: Carlos Augusto/Pipoca, Lilian, Marcelo e Silvio (diretores do Sindicato) e Alessandra e Andreia (base).

Dia de luta: 14 de agosto, em defesa do Saúde Caixa.