Data: 27.05.2019 13:03

Rumo à greve geral: mais de 6 mil pessoas na luta em defesa da educação

Mais de 6 mil pessoas participaram do ato em defesa da educação realizado no dia 15 deste mês de maio no Largo do Rosário no centro de Campinas. Com a participação de professores, estudantes (secundaristas e universitários), petroleiros, eletricitário, bancários, dentre outras categorias, o protesto contra o bloqueio e cortes de verbas para universidades e institutos federais, educação básica, ensino técnico e suspensão de bolsas de pesquisa, anunciados pelo governo Jair Bolsonaro, foi encerrado com passeata pela Avenida Francisco Glicério, apoiada pela população; inclusive com “chuva” de papel picado.

A mobilização nacional convocada pelos professores, incluindo paralisações das atividades, contou também com a adesão de trabalhadores das redes de ensino estaduais e municipais e escolas privadas. As praças, ruas e avenidas ocupadas em mais de 200 cidades, incluindo todas as capitais e Distrito Federal, transformaram-se num “esquenta” para a greve geral marcada pelas centrais sindicais para o próximo dia 14 de junho. Os bancários decidem a participação no movimento nacional no dia 12 de junho, em assembleia na sede do Sindicato.

Abaixo-assinado

O Sindicato instalou barraca no Largo do Rosário e durante o ato coletou 547 assinaturas em documento em defesa da Previdência Social, a ser encaminhado ao Congresso Nacional. No abaixo-assinado, os cidadãos pedem aos parlamentares votos contra a Proposta de Emenda à Constituição 06/2019 (PEC), apresentada pelo governo federal no último dia 20 de fevereiro.

A chamada “Nova Previdência” adia a data da aposentadoria, exige maior número de contribuições, reduz os valores dos benefícios e restringe o acesso. E mais: acaba com a seguridade social, prevista na Constituição Federal, ao propor a substituição do sistema de repartição (quem está na ativa sustenta quem está aposentado) pelo regime de capitalização (contas individuais). Além da coleta de assinaturas, advogados do Departamento Jurídico do Sindicato prestaram esclarecimentos sobre a proposta de reforma da Previdência, incluindo cálculos de aposentadoria.

Sindicato repudia fala do presidente

A diretoria do Sindicato repudia a fala do presidente da República, Jair Bolsonaro, que, ao ser informado sobre os protestos contra os cortes e bloqueio de verbas para a educação em todo o país, classificou os participantes como “idiotas úteis”; “massa de manobra”. O presidente da República se encontrava em Dallas, nos Estados Unidos.

-------------------

EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campinas e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o n.º 46.106.480/0001-70, registro sindical n.º 006.132.02541-7, por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados em estabelecimentos bancários dos bancos públicos e privados, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, dos municípios de Aguaí, Águas de Lindóia, Águas da Prata, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Cabreúva, Campinas, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Jaguariúna, Lindóia, Louveira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Morungaba, Monte Mor, Monte Alegre do Sul, Nova Odessa, Pedreira, Paulínia, Santo Antonio do Jardim, Santo Antonio de Posse, São João da Boa Vista, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, para a assembleia geral extraordinária que se realizará no dia 12 de junho de 2019, às 18:00h, em primeira convocação, e às 18:30h, em segunda convocação, no endereço da sede do sindicato à Rua Ferreira Penteado, n.º 460, Centro, Campinas-SP, para discussão e deliberação acerca da seguinte ordem do dia: Deliberação acerca de paralisação das atividades no dia 14 de junho de 2019.

Campinas, 27 de maio de 2019

Ana Stela Alves de Lima, Presidente