Data: 08.05.2019 17:39
Categoria: BB

Dia 14, debate sobre proposta de reforma estatutária da Cassi, no Sindicato

O Sindicato realizará no dia 14 deste mês de maio, na sede em Campinas, às 19h, debate sobre a nova proposta de reforma estatutária da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi), construída em negociação com as entidades representativas dos associados (ativos e aposentados). O debate terá a participação de Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, de Loreni de Senger, presidente da Associação dos Aposentados e Funcionários do BB (AAFBB), e de Reinaldo Fujimoto, presidente da Associação Nacional dos Funcionários do BB (ANABB).

A nova proposta de custeio e governança, finalizada no último dia 27 de março, prevê contribuição de 4% sobre a remuneração do associado ativo ou sobre a soma do benefício do INSS mais Previ do aposentado/pensionista, com mínimo de R$ 120,00; já a contribuição do banco será de 4,5%, com mínimo de R$ 135,00. Em termos percentuais, o BB será responsável por 60% e o associado por 40% do custeio, até 2021. A partir do ano de 2022, o custeio será paritário (50%). Veja a matéria completa.

Votação: 17 a 27 de maio

A Cassi consultará os associados sobre a nova proposta de reforma do estatuto entre os dias 17 e 27 de maio. A Contraf-CUT, a Federação dos Bancários de SP e MS e o Sindicato defendem a aprovação da proposta. Para a diretora do Sindicato, Elisa Ferreira, que representa a FEEB SP e MS na mesa de negociação, “alguns pontos são críticos, mas é preciso compreender que as partes chegaram ao limite, sem esgarçamento. Entre eles, cabe destacar que o chamado Voto de Minerva não existe mais no Conselho Deliberativo, apenas na presidência (voto de decisão); e a cobrança por dependente será com base num percentual da renda. O que representa um avanço por ser mais equânime que um valor fixo”.