Data: 15.04.2019 13:03

Comando consulta categoria sobre reforma da Previdência

O Sindicato inicia nesta semana a distribuição do formulário da “Consulta aos Bancári@s”, disponibilizado pelo Comando Nacional dos Bancários.

Como os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e o aumento real dos salários já estão garantidos até agosto de 2020, a consulta irá abordar três temas que afetam os trabalhadores do ramo financeiro: reforma da Previdência, saúde e bancos públicos.

O resultado da consulta será divulgado durante a 21ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada entre os dias 2 e 4 de agosto deste ano, em São Paulo.

Reforma da Previdência

A reforma da Previdência proposta pelo governo federal (PEC 6), no último dia 20 de fevereiro, adia a data da aposentadoria, exige maior número de contribuições, reduz os valores dos benefícios e restringe o acesso.

Fim da seguridade social

A anunciada “Nova Previdência” representa o fim da seguridade social, prevista na Constituição Federal, ao propor a substituição do sistema de repartição (quem está na ativa sustenta quem está aposentado) pelo regime de capitalização (contas individuais). É a privatização da atual Previdência Social.

As mudanças previstas na PEC 6 (Proposta de Emenda à Constituição), segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), “ameaçam substituir os princípios de solidariedade, universalidade e provimento público de proteção social, que hoje alicerçam o sistema, por princípios baseados no individualismo, na focalização das políticas públicas e na privatização da previdência”.