Data: 10.09.2018 16:48
Categoria: Financeiras, Notícias Gerais

Sindicatos e financeiras retomam negociação

Os sindicatos e a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) retomam no dia 18 deste mês de setembro o processo de negociação para renovar a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), suspenso no último dia 12 de junho, quando ocorreu a segunda rodada; a primeira foi no dia 30 de maio.

Na segunda rodada, a Fenacrefi concordou em repor a inflação (acumulado de junho de 2017 a maio deste ano: 1,76%) e prorrogar a vigência da CCT até a renovação. A nova legislação (Lei nº 13.467, reforma trabalhista) acabou com a chamada ultratividade das normas coletivas, que assegurava a prorrogação da CCT durante o processo de negociação. A data-base dos financiários é 1º de junho. A exemplo da CCT negociada com a Fenaban (bancários), os sindicatos querem a manutenção dos atuais direitos e aumento real.

Histórico: A pauta de reivindicações dos financiários foi aprovada em assembleia na sede do Sindicato, realizada no dia 9 de maio. A entrega à Fenacrefi aconteceu uma semana depois, no dia 15 de maio. As reivindicações foram definidas na Conferência Nacional, realizada nos dias 3 e 4 de maio.