link rel=alternate type=application/rss+xml title=RSS-Feed href=http://www.sindicatocp.org.br/index.php?id=10type=100 /

Login

Informe seu login e senha para acessar a área restrita:

Login:
Senha:
 
Data: 03.08.2018 12:53
Categoria: Notícias em Foco

Assembleia avalia proposta global da Fenaban dia 8


A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) assumiu compromisso no dia 1º deste mês de agosto, durante a quinta rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, em apresentar proposta global para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) na sexta rodada, que será realizada neste dia 7, em São Paulo. Diante do compromisso dos bancos, o Sindicato realizará assembleia no dia seguinte (8), às 18h na sede em Campinas, para avaliar a proposta global. Na mesma assembleia a categoria irá discutir o Dia do Basta, 10 de agosto, convocado pela CUT.

Para a presidente do Sindicato, Stela, que acompanhou a quinta rodada, quando Comando e Fenaban discutiram as cláusulas econômicas (reajuste, aumento real, PLR, etc) e igualdade de oportunidades, “os sindicatos aguardam uma proposta decente, que atenda os interesses da categoria. Afinal, após cinco rodadas, nenhuma definição sobre a nova CCT”.

1ª e 2ª rodadas

Na primeira rodada de negociação, realizada no dia 28 de junho, a Fenaban adiou sua resposta sobre a assinatura do termo de pré-acordo. Já na segunda rodada, realizada no dia 12 de julho, a Fenaban informou que não assinaria o pré-acordo naquele momento e concordou em definir um calendário de negociação, com três rodadas.

Pré-acordo: A assinatura do termo de pré-acordo, cabe lembrar, é uma necessidade porque o também chamado acordo coletivo de trabalho perde validade no dia 31 deste mês de agosto e a nova legislação (Lei nº 13.467, reforma trabalhista) acabou com a ultratividade das normas coletivas, que assegurava a prorrogação da CCT durante o processo de negociação. A data-base da categoria é 1º de setembro.

3ª e 4ª rodadas

Na terceira rodada, realizada no dia 19 de julho, nenhum avanço sobre o tema saúde; apenas um passo a frente no item segurança. A Fenaban reafirmou concordância em alterar a cláusula 33ª da CCT, estendendo aos bancários vítimas do crime extorsão mediante sequestro a mesma proteção garantida às vítimas de sequestro consumado.

Na quarta rodada, realizada no dia 25 de julho, a Fenaban não concordou em incluir a garantia de emprego na CCT. Quanto aos novos tipos de contratos previstos na legislação trabalhista (terceirizado, intermitente e temporário), em vigor desde novembro do ano passado, a “Fenaban nega a aplicação; porém, não concorda em incluir a proibição na CCT”, destaca a presidente do Sindicato, Stela.

A Fenaban, no entanto, aceitou durante a quarta rodada (25 de julho) analisar a proposta de CCT para todos os bancários, independente da remuneração ou escolaridade, incluindo os hipersuficientes (trabalhador com salário superior ao dobro do teto do benefício previdenciário, com curso superior completo), invenção da citada legislação trabalhista.

Mobilização: No mesmo dia (1º) da quinta rodada com a Fenaban, o Sindicato debateu a Campanha Nacional com os bancários de Valinhos e Vinhedo nas agências do Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Federal, instaladas no centro das duas cidades. Em julho, o Sindicato realizou reuniões em Mogi Guaçu e Mogi Mirim (dia 4), Sumaré (dia 5), Americana (dia 17), Paulínia (dia 26) e Amparo e Serra Negra (31). A Campanha Nacional foi lançada em Campinas no último dia 26 de junho.

------------------------------------------------------

Edital Assembleia Geral Extraordinária

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campinas e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o n.º 46.106.480/0001-70, registro sindical n.º 006.132.02541-7, por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados em estabelecimentos bancários dos bancos públicos e privados, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, dos municípios de Aguaí, Águas de Lindóia, Águas da Prata, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Cabreúva, Campinas, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Jaguariúna, Lindóia, Louveira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Morungaba, Monte Mor, Monte Alegre do Sul, Nova Odessa, Pedreira, Paulínia, Santo Antonio do Jardim, Santo Antonio de Posse, São João da Boa Vista, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, para a assembleia geral extraordinária que se realizará no dia 08 de agosto de 2018, às 17:30h, em primeira convocação, e às 18:00h, em segunda convocação, no endereço da sede do sindicato à Rua Ferreira Penteado, n.º 460, Centro, Campinas-SP, para discussão e deliberação acerca da seguinte ordem do dia:

1. Avaliação e deliberação sobre a contraproposta a ser apresentada pela FENABAN na reunião de 07/08/2018, à pauta de reivindicações entregue em 13/06/2018;

2. Deliberação acerca de paralisação das atividades durante o dia 10/08/2018.

Campinas, 03 de agosto de 2018

Ana Stela Alves de Lima – Presidente

(Edital publicado na edição do dia 3 de agosto de 2018 do jornal Correio Popular)


Imprimir       Enviar por email

Comentários

Sem comentários


Adicionar comentário

* - campo obrigatório

*




Imagem CAPTCHA para prevenção de SPAM
Se você não conseguir ler a palavra, clique aqui.
*
*