Data: 12.06.2018 18:04
Categoria: Notícias em Foco, Financeiras

Financiários: garantida reposição da inflação e CCT válida até renovação

Os sindicatos garantiram hoje (12) a reposição da inflação no período de junho de 2017 a maio deste ano (1,76%) sobre os salários, durante a segunda rodada de negociação com a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi), em São Paulo. Na próxima rodada, que deve ocorrer em julho, será negociado o aumento real de 5%, entre outras reivindicações.

Os sindicatos e a Fenacrefi discutiram também a inclusão de uma nova cláusula na CCT, que beneficia os trabalhadores com créditos nos finais de semana em lojas e concessionárias de carro. Segundo a Fenacrefi, a cláusula irá abranger 54 empresas. O objetivo dos sindicatos é ampliar os direitos.

Prorrogação da CCT

A Fenacrefi concordou em prorrogar a validade da CCT, que venceu no dia 1º deste mês de junho, até a renovação. O que representa uma conquista. A nova legislação (Lei nº 13.467, reforma trabalhista) acabou com a chamada ultratividade das normas coletivas, que assegurava a prorrogação da CCT durante o processo de negociação. A data-base dos financiários é 1º de junho.

Fonte: Contraf-CUT