Data: 06.06.2018 17:18

Bancários definem reivindicações da Campanha Nacional neste final de semana

A 20ª Conferência Nacional dos Bancários será realizada neste final de semana em São Paulo, entre os dias 8 e 10. Fórum máximo da categoria, a Conferência irá discutir e aprovar a pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2018, com base na consulta sobre as prioridades, realizada entre os dias 7 e 25 de maio último.

As propostas dos bancários de Campinas e Região foram aprovadas durante a Conferência Interestadual realizada pela Federação dos Bancários de SP e MS, no último dia 17 de maio em Itanhém. Entre elas, renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), reposição da inflação registrada entre os meses de setembro de 2017 e agosto deste ano, aumento real, melhores condições de trabalho e mais contratação. A Conferência Interestadual aprovou ainda a criação do Protocolo de Venda Responsável com Condições de Trabalho, que tem como objetivo principal o fim das metas abusivas.

Pré-acordo

A Campanha deste ano será a primeira sob as regras da nova legislação trabalhista (Lei nº 13.467), em vigor desde o dia 11 de novembro do ano passado, que afetou 43 cláusulas (61%) da CCT em relação aos seguintes pontos: disposições gerais, emprego, igualdade de oportunidades, liberdade sindical, remuneração, saúde e condições de trabalho. E mais: na abertura do processo de negociação será necessário firmar um termo de compromisso com os bancos para garantir as atuais cláusulas da CCT até a renovação. Isso porque o também chamado acordo coletivo de trabalho perde validade no dia 31 de agosto deste ano. A data-base da categoria é em 1º de setembro.

Bancos públicos e privados

A 20ª Conferência Nacional será precedida de dois congressos de bancos públicos (34º Conecef e 29º Congresso do BB) e encontros nacionais dos bancos Itaú, Bradesco, Santander e Mercantil do Brasil, que serão realizados entre os dias 7 e 8 deste mês de junho.

Assembleia dia 12

O Sindicato realiza assembleia no dia 12 deste mês de junho, na sede em Campinas, às 18h, para discutir e votar a pauta de reivindicações a ser definida na 20ª Conferência. Participe.

Foto: Conferência Interestadual dos Bancários de SP e MS, 17 de maio, em Itanhaém. (Júlio César Costa)