Data: 02.05.2018 09:27

Bancos fecham 2.226 postos de trabalho no 1º trimestre

Os bancos fecharam 2.226 postos de trabalho nos três primeiros meses deste ano, segundo estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. No período foram admitidos 6.473 trabalhadores e 8.699 desligados. Apenas no mês de março os bancos fecharam mais de 1.836 postos de trabalho pelo país.

A Caixa Federal foi responsável pelo fechamento de 1.268 postos de trabalho nos três primeiros meses, em função do Programa de Desligamento de Empregado (PDE), lançado no último dia 22 de fevereiro, com prazo de adesão até o dia 5 de março. Já os “bancos múltiplos com carteira comercial”, que engloba Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil, foram responsáveis pelo fechamento de 1.011 postos de trabalho no período.

Desigualdade salarial

As 3.148 mulheres admitidas nos bancos no primeiro trimestre deste ano receberam, em média, R$ 3.445,32; valor equivalente a 74,4% da remuneração média de 3.325 homens contratados no mesmo período. Nos desligamentos consta-se a mesma discriminação. As 4.239 mulheres desligadas dos bancos recebiam, em média, R$ 5.718,18; valor correspondente a 76,6% da remuneração média dos 4.460 homens desligados.

Confira estudo do Dieese (clique aqui)