Data: 22.11.2017 00:16
Categoria: Notícias em Foco

Audiência em defesa dos bancos públicos em Indaiatuba

A Câmara de Vereadores de Indaiatuba realizou nesta terça-feira (21), no plenarinho, audiência em defesa dos bancos públicos. Proposta pelo vereador Januba da Banca (DEM), a audiência integra a Campanha Nacional em Defesa das Empresas Públicas, intitulada “se é público, é para todos”.

Na abertura da audiência, o vereador Januba da Banca ressaltou a importância dos bancos públicos como agentes de fomento ao crédito e às políticas sociais. Já diretor do Sindicato, Jacó dos Santos Bastos, responsável pela região de Indaiatuba, disse que a unidade da categoria é decisiva na mobilização em defesa dos bancos públicos.

A representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa Federal, Rita Serrano, eleita em janeiro deste ano, traçou uma radiografia dos bancos públicos, resgatou o histórico de luta da categoria e disse que a tentativa do governo federal em sucatear, desmontar e até privatizar a Caixa Federal, transformando a instituição numa sociedade anônima (S/A), “impacta negativamente em todos os municípios”. Rita Serrano informou que Indaiatuba recebeu investimentos em infraestrutura via Caixa Federal, em 2016, da ordem de R$ 69 milhões.

A presidente do Sindicato, Stela, disse que o principal objetivo das audiências em câmaras municipais “é envolver as pessoas, a sociedade, na luta em defesa dos bancos públicos”. A audiência em Indaiatuba foi a sexta realizada desde o último dia 21 de setembro.

Contra a privatização

A mobilização nacional em defesa das empresas públicas é para denunciar e combater a política de privatização do governo federal. Recentemente o presidente da República, Michel Temer, anunciou um pacote que atende tão somente os interesses do capital privado; visa cobrir o rombo anual da União, cumprir a meta de deficit. O governo federal pretende vender empresas do Grupo Eletrobras, Casa da Moeda e fatia da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). O que requer mobilização de toda a sociedade.

Frente parlamentar

A luta em defesa dos bancos públicos ganhou um importante aliado no último dia 13 de junho, quando foi lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, no Senado Federal. A Frente é formada por deputados federais, senadores, representantes dos movimentos sindical, social e associativo; tem como papel principal ampliar o debate sobre a importância dos bancos públicos. E no dia 7 deste mês de novembro, durante audiência em defesa dos bancos públicos na Assembleia Legislativa de São Paulo, o movimento sindical bancário entregou documento ao deputado estadual Marcos Martins (PT) onde solicita a criação de uma Frente Parlamentar em defesa das instituições financeiras públicas.

Entre os organismos que propuseram a criação da Frente no Senado, está o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Criado em 2015, no calor da luta contra o Projeto de Lei do Senado 555, que viria a se tornar a lei de Responsabilidade das Empresas Estatais (nº 13.303, de 30 de junho de 2016) o Comitê lançou a campanha “se é público, é para todos”, na sede do Sindicato, no dia 27 de outubro do ano passado. (clique aqui)

Cinco audiências

A primeira audiência em defesa dos bancos públicos, na base do Sindicato, aconteceu no dia 21 de setembro, na Câmara Municipal de Campinas. (clique aqui). Audiência proposta pelo vereador Paulo Haddad (PPS). A segunda foi realizada na Câmara Municipal de Americana (clique aqui) no dia 20 de outubro, proposta pelo vice-presidente da Câmara, Odir Dermarchi; a terceira aconteceu na Câmara de Paulínia (clique aqui) no dia 23 de outubro, proposta pelo vereador Danilo Barros (PR); a quarta, em Mogi Guaçu (clique aqui), no dia 31 de outubro, proposta pelo vereador Luíz Zanco Neto (PTC), presidente da Câmara; e a quinta, em Jaguariúna no dia 10 deste mês de novembro (clique aqui), proposta pelo vereador e diretor do Sindicato Afonso Lopes da Silva. As audiências foram solicitadas pelo Sindicato.

TV do Sindicato em Indaiatuba

Vídeos: assista

Januba da Banca (DEM)

Vereador

Ana Stela Alves de Lima

Presidente do Sindicato

Rita Serrano

Representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa Federal, eleita em janeiro deste ano.

Jacó dos Santos Bastos

Diretor do Sindicato, regional de Indaiatuba