Data: 08.11.2017 15:20
Categoria: Notícias Gerais

Audiência na Alesp debate papel dos bancos públicos

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizou no último dia 7 audiência em defesa dos bancos públicos. Na ocasião, o movimento sindical bancário entregou documento ao deputado estadual Marcos Martins (PT) onde solicita a criação de uma Frente Parlamentar em defesa das instituições financeiras públicas.

A audiência integra a Campanha Nacional em Defesa das Empresas Públicas, intitulada “se é público, é para todos”. Os bancários da base do Sindicato foram representados pela presidente Stela, pelo vice-presidente Mauri e pelos diretores Gustavo, Marcos Eduardo, Carlos Augusto (Pipoca), Marcelo e Cida. O presidente da Federação dos Bancários de SP e MS e deputado estadual pelo PPS, Davi Zaia, participou da abertura da audiência.

Frente parlamentar

A Frente Parlamentar solicitada pelo movimento sindical bancário tem como base a Frente Mista criada no Congresso Nacional no último dia 13 de junho, que reúne deputados federais, senadores, representantes dos movimentos sindical, social e associativo. A Frente Mista tem como tarefa ampliar o debate em defesa dos bancos públicos.

O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas foi um dos organismos que propuseram a criação da Frente Mista. Criado em 2015, no calor da luta contra o Projeto de Lei do Senado 555, que viria a se tornar a lei de Responsabilidade das Empresas Estatais (nº 13.303, de 30 de junho de 2016) o Comitê lançou a campanha “se é público, é para todos” na sede do Sindicato, no dia 27 de outubro do ano passado.