Data: 31.10.2017 23:44

Audiência na Câmara de Mogi Guaçu debate papel dos bancos públicos

A Câmara de Vereadores de Mogi Guaçu realizou nesta terça-feira (31) audiência para debater o papel dos bancos públicos. Proposta pelo vereador e presidente da Câmara, Luíz Zanco Neto (PTC), a pedido da diretoria do Sindicato, a audiência integra a Campanha Nacional em Defesa das Empresas Públicas, intitulada “se é público, é para todos”.

O vereador Luíz Zanco Neto destacou que os bancos públicos praticam as melhores taxas de juros em financiamentos direcionados ao “comércio, ao agronegócio e a indústria”. E mais: o presidente da Câmara condenou qualquer tentativa de privatizar os bancos públicos, ressaltando que “são rentáveis”. O vereador Lúiz Zanco Neto lembrou o desserviço à sociedade que foi a privatização do Banespa, comprado pelo Santander em 2000.

Já o vice-presidente do Sindicato, Mauri Sérgio, disse que a Campanha em Defesa das Empresas Públicas “reaviva a necessidade da participação do Estado na vida da sociedade brasileira”; em seguida, elencou os vários serviços prestados pelas instituições financeiras públicas; dentre elas, o Banco do Brasil, a Caixa Federal e o BNDES. O diretor regional Vagner Mortais, responsável pela subsede do Sindicato em Mogi Guaçu, rechaçou a política de privatização de empresas públicas anunciada pelo governo federal e propostas que visem a venda dos bancos públicos.

Audiência pública em Jaguariúna

No próximo dia 10 de novembro (sexta-feira), às 19h, audiência em Defesa dos Bancos Públicos na Câmara Municipal de Jaguariúna (Rua Cel. Amâncio Bueno, 446, Centro). Audiência proposta pelo vereador e diretor do Sindicato, Afonso Lopes da Silva.

Campinas, Americana e Paulínia

A primeira audiência em defesa dos bancos públicos, na base do Sindicato, aconteceu no dia 21 de setembro, na Câmara Municipal de Campinas. (clique aqui). Audiência proposta pelo vereador Paulo Haddad (PPS). A segunda foi realizada na Câmara Municipal de Americana (clique aqui) no dia 20 deste mês de outubro e foi proposta pelo vice-presidente da Câmara, Odir Dermarchi; a terceira aconteceu na Câmara de Paulínia (clique aqui) no dia 23 de outubro e foi proposta pelo vereador Danilo Barros (PR). As audiências foram solicitadas pelo Sindicato.

TV do Sindicato em Mogi Guaçu

Vídeos: assista