Data: 28.09.2017 16:35

Bancos fecham 14.460 postos de trabalho, em oito meses

Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, os bancos brasileiros fecharam 14.460 postos de trabalho, segundo estudo elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Divulgado no último dia 22, o estudo aponta que em julho último “registrou-se saldo positivo em 72 postos no setor bancário, após dezessete meses consecutivos de saldos negativos”. Em agosto, no entanto, o Caged registrou o fechamento de 3.780 postos.

Segundo o Dieese, todos os estados apresentaram saldo negativo de emprego no período compreendido entre janeiro e agosto deste ano. São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro foram os estados mais impactados pelos cortes, com fechamento de 3.751, 2.042 e 1.546 postos, respectivamente.

A análise por Setor de Atividade Econômica revela que os “bancos múltiplos com carteira comercial”, categoria que engloba bancos como, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e Banco do Brasil, foram responsáveis pelo fechamento de 7.347 postos. A Caixa Federal foi responsável pelo fechamento de 6.845 postos, sendo 3.039 em março e 2.302 em agosto, decorrentes de dois PDVEs (Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário) nos meses de fevereiro e julho.

Desigualdade entre Homens e Mulheres

De acordo com o estudo do Dieese, as 7.677 mulheres admitidas nos bancos entre janeiro e agosto deste ano receberam, em média, R$ 3.540,35. Esse valor corresponde a 69,2% da remuneração média paga aos 7.735 homens contratados no mesmo período.

A diferença de remuneração entre homens e mulheres é observada também na demissão. As 15.166 mulheres desligadas dos bancos entre janeiro e agosto deste ano recebiam, em média, R$ 6.629,66, o que representou 78,6% da remuneração média dos 14.706 homens que foram desligados dos bancos no período.

Fonte: Contraf-CUT