Data: 11.08.2017 17:04

Bancos fecham 10.752 postos de trabalho, no primeiro semestre

Os bancos fecharam 10.752 postos de trabalho em todo o país, entre os meses de janeiro e junho deste ano, segundo estudo elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro foram os estados com maior incidência de saldos negativos. Planos de desligamento lançados por grandes instituições financeiras têm forte impacto no emprego do setor.

No período de janeiro de 2016 a junho deste ano apenas do primeiro mês da série (janeiro de 2016) o saldo é positivo, constata o Dieese. A análise por Setor de Atividade Econômica revela que os “bancos múltiplos com carteira comercial”, categoria que engloba bancos como Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil foram responsáveis pelo fechamento de 6.030 postos de trabalho. A Caixa Federal foi responsável pelo fechamento de 4.429 postos de trabalho.

Desigualdade: homem e mulher

As 5.375 mulheres admitidas nos bancos nos seis primeiros meses deste na receberam, em média, R$ 3.576,00, valor correspondente a 68,2% da remuneração média recebida pelos 5.249 homens contratados no mesmo período.

A diferença de remuneração entre homens e mulheres é observada também na demissão. As 10.811 mulheres desligadas dos bancos entre janeiro e junho deste ano recebiam, em média, R$ 6.519,00, o que representou 78,3% da remuneração média dos 10.565 homens que foram desligados dos bancos no período.

Fonte: Contraf-CUT