Data: 29.07.2017 14:14
Categoria: Notícias Gerais

Digitalização bancária e concentração: fechamento de agências e redução de postos de trabalho

A digitalização no sistema bancário, que tem resultado na redução do número de agências físicas e de postos de trabalho, e o processo de concentração (fusões e aquisições) nortearam o debate na mesa “Defesa do emprego frente às novas tecnologias” instalada hoje (29) de manhã, segundo dia da 19ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo.

Serviço digital: 57% das transações bancárias em 2016 foram feitas por celulares, tablets ou computadores, aponta pesquisa realizada pela consultoria Deloitte em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Desse total de transações, 34% foram via aparelhos móveis e 23% via internet banking.

Agências fechadas: Segundo dados do Banco Central, em dois anos o setor bancário fechou 1.208 agências, 929 apenas de janeiro a maio deste ano.

Emprego: Estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, aponta que foram fechados 20.553 postos de trabalho no setor bancário no ano passado; em 2015, 9.886; em 2014, 5.004; em 2013, 4.329.

PDV: Em 2016, o processo de reestruturação implantado pelo Banco do Brasil, em novembro,  piorou o quadro. Segundo dados do banco, 9.409 funcionários aderiram ao Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI). Neste ano, a Caixa Federal lançou o Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário (PDVE) em duas fases. Em fevereiro, adesão de 4.645 empregados. A segunda fase foi reaberta no último dia 17. O Bradesco, pela primeira vez, lançou no dia 13 deste mês de julho o Plano de Desligamento Voluntário Especial (PDVE).

Concentração: O processo de aquisições e fusões, nos últimos anos, concentrou ainda mais o setor; hoje, com cinco grandes bancos. O que também resultou em fechamento de mais postos de trabalho. Em 2011, o Itaú incorporou o Unibanco; em 2016, o Bradesco comprou o HSBC.

Artigo: Leia o artigo da economista Maria Alejandra C. Madi, intitulado O banco digital, as fintechs e o trabalho bancário” (clique)