Login

Informe seu login e senha para acessar a área restrita:

Login:
Senha:
 
Data: 12.06.2017 20:18
Categoria: BB

VCP não será prorrogada, afirma BB em audiência no MPT


O Banco do Brasil afirmou que o pagamento da Verba de Caráter Pessoal (VCP) aos funcionários atingidos pelo processo de reestruturação não será prorrogado, durante a quinta audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília, no último dia 9. Na prática, o BB repetiu o que disse aos sindicatos no dia 1º deste mês de junho, durante rodada de negociação.

Os sindicatos destacaram que a ampliação do prazo de pagamento do complemento salarial aos atingidos pelo processo de reestruturação, implantado a partir do dia 20 de novembro do ano passado, foi reivindicada na primeira reunião com o BB para discutir as novas medidas, realizada dois dias depois (22) do anúncio do pacote de maldades. Para os sindicatos, a VCP deveria ser paga até a realocação dos prejudicados, que perderam cargos e/ou funções e parte considerável dos salários, e não apenas durante quatro meses (de fevereiro a maio deste ano). O número de funcionários que não conseguiram a realocação, segundo o BB, é de 2.100; foram realocados em cargos inferiores, com redução salarial, 1.600 funcionários.

Descomissionamento: Os representantes dos bancários e o MPT cobraram do BB mais informações, incluindo o número de descomissionados por cargos e por Estado. O banco negou.

Adiantamento: Os sindicatos, mais uma vez, alertaram que o adiantamento salarial para os endividados, proposto pelo BB, não é acessado porque as regras são complexas; ou seja, a medida ainda não atendeu os funcionários prejudicados. E mais: Os sindicatos pediram revisão e adequação das prestações dos consórcios adquiridos pelos atingidos pela reestruturação.

Condições de trabalho: Os sindicatos cobraram do banco atenção às agências que recebem funcionários de unidades fechadas, dado a piora das condições de trabalho. Os representantes do banco disseram que equipes, formadas por funcionários das superintendências e gerências de gestão de pessoas, irá visitar agências para avaliar a necessidade de revisão da dotação de funcionários e medidas visando melhorar o atendimento.

Nova audiência: A sexta audiência será realizada no próximo dia 20 de julho. A primeira audiência ocorreu no dia 19 de dezembro do ano passado; a segunda, no dia 7 de fevereiro deste ano; a terceira, no dia 2 de março, e a quarta no último dia 2 de maio.

Fonte: Contraf-CUT

 

 


Imprimir       Enviar por email

Comentários

Sem comentários


Adicionar comentário

* - campo obrigatório

*




Imagem CAPTCHA para prevenção de SPAM
Se você não conseguir ler a palavra, clique aqui.
*
*