Data: 12.06.2017 09:51
Categoria: Notícias em Foco

Comando e Fenaban discutem centros de requalificação, adiantamento de salário e monitoramento de resultados

O Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban se reuniram no último dia 30 de maio, em São Paulo, para discutir a implantação dos centros de requalificação e de realocação de bancários, previsto na cláusula 63ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o adiantamento emergencial de salário para afastado do trabalho em tratamento de doença (cláusula 66ª) e monitoramento de resultados (cláusula 37ª). A presidente do Sindicato, Stela, participou da rodada de negociação.

No que se refere aos centros, que têm como objetivo o aprimoramento técnico, foram discutidos e definidos os critérios. A fase seguinte é a negociação banco a banco.

Afastado: adiantamento

A cláusula 66ª da CCT garante o pagamento do salário, por um período de 120 dias, ao bancário afastado por doença que deixou de receber o benefício porque foi avaliado como apto pelo perito do INSS e inapto pelo médico do trabalho do banco, desde que comprove ter apresentado o pedido de reconsideração ao citado órgão público e o agendamento da primeira perícia médica.

Alguns bancos deixaram de cumprir a cláusula 66ª desde agosto do ano passado, quando o Ministério da Saúde extinguiu a possibilidade de pedido de reconsideração junto ao INSS. Diante dessa situação, é inadmissível que os bancos continuem exigindo um documento extinto. O Comando propôs que seja aceito recurso ingressado pelo bancário, contestando o resultado da perícia. A Fenaban assumiu compromisso em avaliar.

Monitoramento de resultados

A Fenaban quer rediscutir a cláusula 37ª, que trata do monitoramento de resultados. A cláusula proíbe a publicação de ranking individual e a cobrança de cumprimento de resultados, pelos gestores, via mensagens para o telefone particular do bancário. O tema será debatido na próxima reunião, a ser agendada.             Fonte: Contraf-CUT