Data: 22.02.2016 17:44
Categoria: Citibank

Fechamento de unidades do Citibank deve acontecer até o fim do ano

Após anunciar a venda das unidades de varejo do Citibank no Brasil, Argentina e Colômbia, o Citigroup, dono do banco, informou que a conclusão do processo deve acontecer até o fim deste ano, segundo o jornal Estadão. O processo de venda será comandado pela própria área de fusões e aquisições do grupo em Nova York, onde está a sede do banco.

O fechamento do banco foi anunciado na última sexta-feira (19). O comunicado que afirma a intenção de venda diz que a decisão é uma opção estratégica do banco de se concentrar nos clientes institucionais nesses países e na região.

Após a declaração, a Contraf-CUT encaminhou um ofício à direção do banco e solicitou uma reunião, que ficou marcada para a próxima quinta-feira (25), às 10h, na sede da instituição financeira, na Avenida Paulista. A Contraf-CUT pretende obter explicações relativas às demais agências do país.

A primeira etapa do processo de fechamento deve começar com a transferência das operações para o Citi Holdings, unidade onde são alocadas as operações que a instituição pretende vender. Os clientes do Citi estão sendo comunicados da decisão do banco de passar a operação para outra instituição. O banco continuará com as operações com clientes pessoa física de alta renda do private bank.

Citibank em números

De acordo com a assessoria de imprensa do Citi, o banco possui no Brasil 71 agências e cerca de 5 mil empregados. Segundo dados do Banco Central, o lucro líquido do conglomerado, do terceiro trimestre de 2015, foi de R$ 211,159 milhões, com ativos totais de R$ 80 bilhões e patrimônio líquido de R$ 7.341 bi, ficando na 11ª posição no ranking das maiores instituições financeiras brasileiras. O BC informa que são 127 agências no país.

Em assessoria de fusões e aquisições, o Citi foi o sexto colocado em número de operações realizadas na América Latina em 2015, com 16 negócios, de acordo com a MergerMarket e Merrill Data Site. Em volume, porém, foi o 10º colocado, com US$ 5,885 bilhões.

“Em Campinas, temos duas agências e já estamos conversando com os bancários. Nos colocamos a disposição para esclarecer dúvidas”, Jeferson Boava, presidente do Sindicato.

Fonte: Contraf-CUT, Estadão e Valor Econômico.