O Sindicato repassou a ex-funcionários do Banco Nossa Caixa lotados em agências instaladas na região de Americana, no último dia 19 de julho, os valores referentes a duas horas extras pré contratadas na admissão. O processo que pleiteou a descaracterização da referida hora extra pré contratada pelo BNC tramitou na Justiça durante 30 anos. O Sindicato ingressou a ação no dia 20 de outubro de 1989.
A Justiça decidiu pelo pagamento das duas horas após as 6 horas trabalhadas (jornada da categoria) como extras. Porém, durante 22 anos discutiu-se a possibilidade do Sindicato pleitear horas extras através de processo coletivo. O direito do Sindicato só foi reconhecido em 2011 por decisão do Supremo Tribunal Federal. Nos oito anos seguintes a discussão girou em torno do direito de fato das duas horas como extras e dos valores a serem pagos, que totalizaram R$ 1.497.529,90, beneficiando 30 bancários do ex-BNC, incorporado pelo Banco do Brasil.
Batalha judicial
Para a diretoria do sindicato, Cida, foi uma “longa batalha judicial, com vários obstáculos pelo caminho, mas ao final o sindicato venceu”.
06/08/2019
BB paga horas extras pré contratadas pela Nossa Caixa após 30 anos
BNC