O Sindicato debateu hoje (17) a Campanha Nacional com os bancários de Americana, durante reuniões realizadas nas agências do Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Federal, instaladas no Centro da cidade. No último dia 4 o Sindicato realizou reuniões em Mogi Guaçu e Mogi Mirim e, no dia seguinte (5), em Sumaré.
Lançada em Campinas no último dia 26 de junho, a Campanha Nacional continuará ser debatida com a categoria em várias cidades que compõem a base territorial no Sindicato. Nesta quinta-feira, 19 de julho será realizada a terceira rodada de negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Na pauta, cláusulas sobre saúde e condições de trabalho. Já no próximo dia 25 os sindicatos e a Fenaban negociam emprego e no dia 1º de agosto, cláusulas econômicas.
Pré-acordo
Nas duas primeiras rodadas de negociação (dias 28 de junho e 12 de julho) a Fenaban não concordou em assinar o pré-acordo. O termo é uma necessidade porque o também chamado acordo coletivo de trabalho perde validade no dia 31 de agosto deste ano e a nova legislação (Lei nº 13.467, reforma trabalhista) acabou com a ultratividade das normas coletivas, que assegurava a prorrogação da CCT durante o processo de negociação. A data-base dos bancários é 1º de setembro.
Bancos públicos: rodadas
Banco do Brasil: dia 23 de julho (3ª rodada), emprego. Dia 26 de julho, cláusulas sociais e sindicais; no dia 3 de agosto (data indicativa), cláusulas econômicas. Confira as duas primeiras rodadas (dias 29 de junho e 13 de julho). Clique aqui.
Caixa Federal: Dia 20 de julho, saúde e condições de trabalho. Dia 26 de julho. Saúde Caixa e Funcef. Confira a primeira rodada, realizada no último dia 13. Clique aqui
Fotos: Júlio César Costa