Entidades representativas de funcionários e associados, incluindo aposentados, e o Banco do Brasil se reuniram no último dia 8, em Brasília, na primeira mesa de prestação de contas sobre a Cassi (Caixa de Assistência). A mesa, cabe esclarecer, está prevista no memorando de entendimentos assinado no dia 21 de outubro do ano passado pelas entidades representativas dos funcionários e associados e pelo BB. No mês seguinte, mais especificamente entre os dias 11 e 21 de novembro, os associados foram consultados; a maioria aprovou as propostas para equacionamento do deficit, negociadas ao longo de dois anos entre as citadas entidades e o BB.
A Cassi apresentou cronograma das atividades, envolvendo construção de convênio com o banco, o valor dos recursos e a sistemática de ressarcimento de serviços; ou seja, que os R$ 23 milhões (previstos) mensais fossem reembolsados nos meses de janeiro e fevereiro/2017, correspondentes a dezembro de 2016 e janeiro de 2017. E mais: o BB informou sobre a contratação de consultoria especializada para analisar, revisar e desenvolver processos, projetos e ações de melhoria no modelo de gestão e operação da Cassi.
As Entidades cobraram do banco a apresentação do Convênio Cassi/BB para o ressarcimento dos recursos. O banco assumiu compromisso em realizar reunião para apresentar detalhes do convênio no prazo de um mês. As entidades reafirmaram que ao longo do processo de negociação muitos consensos foram produzidos na mesa e que o trabalho da consultoria com as áreas técnicas da Cassi deve preservar a manutenção do princípio da solidariedade; investimento no Modelo de Atenção Integral à Saúde através da Estratégia Saúde da Família; garantia de atendimento para ativos, aposentados, dependentes e pensionistas e a corresponsabilidade entre BB e associados.
As Entidades também cobraram que os projetos de ações estruturantes apresentados durante o processo de negociação sejam o ponto de partida para os trabalhos da consultoria. Os projetos fazem parte do Programa de Excelência no Relacionamento, desenvolvido pelas diretorias da Cassi, que tratam de aperfeiçoamento dos mecanismos de regulação, gestão da rede de prestadores, acesso qualificado através do sistema integrado de saúde, gestão integrada de informações de estudos estatísticos e atuariais, aperfeiçoamento dos processos orientados ao sistema de saúde Cassi e novos planos.
Ressarcimento: reajuste
As Entidades cobraram também antecipação do reajuste pelo índice Fipe-Saúde dos valores previstos para ressarcimento pelo BB, considerando que tanto funcionários da ativa quanto aposentados já tiveram seus salários e benefícios reajustados após a assinatura do memorando de entendimentos.
As entidades cobraram da Cassi que a próxima apresentação seja mais detalhada, com os números dos valores repassados, o avanço nos investimentos, bem como os impactos no balanço da Caixa de Assistência. Segundo o cronograma, nova reunião de prestação de contas deverá ser realizada no final do mês de maio ou início de junho, com data a ser acertada entre Cassi, BB e as Entidades.
Avaliação
Para a diretora do Sindicato, Deborah Negrão de Campos, que representou a Federação dos Bancários de SP e MS na mesa, “a apresentação do teor do convênio Cassi/BB aos representantes dos associados é importante para que se mantenha a confiança no processo de negociação, reforçando a transparência necessária nesse tema que afeta a todos os funcionários do Banco do Brasil”.
Fonte: Contraf-CUT
Foto: Guina Ferraz
14/03/2017
Cassi: mesa discute prestação de contas
Participantes: entidades representativas dos funcionários e BB