Os sindicatos e o Bradesco se reuniram no dia 26 de outubro último para discutir o processo de incorporação do HSBC; a troca de bandeira ocorreu no dia 8 do mês passado. Os representantes do Bradesco assumiram compromisso em dar respostas para todos os problemas apontados, em nova reunião a ser realizada na primeira quinzena deste mês de novembro.
Os diretores do Sindicato Lourival Rodrigues e Gisele Paifer representaram a Federação dos Bancários de SP e MS na reunião realizada na matriz do banco, em Cidade de Deus (Osasco), que contou com os seguintes representantes do Bradesco: Glaucimar Peticov (diretora de Recursos Humanos), Silvia Eduara Cavalheiro (gerente de Relações Sindicais), Priscilla Wallace Buck Mosca (analista de Relações Sindicais), e Gilmar Lepchack, gerente de Relações Sindicais.
Veja a seguir os pontos abordados:
Final de semana: troca de layout nos dias 8 e 9 deste mês de outubro (sábado e domingo), sem prévia comunicação aos sindicatos. Os dirigentes sindicais indagaram se o trabalho em final de semana iria ocorrer novamente. Em Campinas, o superintendente do Bradesco assegurou ao Sindicato, em recente reunião, que as horas extras realizadas na ‘virada’ (dias 8 e 9) serão pagas.
Horário estendido: os dirigentes sindicais indagaram se o horário estendido será repetido. Na base do Sindicato, entre os dias 11 e 19, as agências do HSBC abriram no período das 8h às 17h.
Agências madrinhas: os dirigentes sindicais questionaram se é transitório ou permanente o deslocamento de funcionários das unidades do Bradesco para as agências incorporadas do HSBC. Caso seja em definitivo, se haverá novas contratações.
Seguro de vida: a cobertura do seguro de vida dos funcionários incorporados (HSBC) é superior à cobertura dos funcionários do Bradesco. Os dirigentes sindicais cobraram esclarecimentos.
PPR/PSV Remuneração variável: os dirigentes sindicais indagaram sobre o período que será utilizado para incorporação dos programas PPR/PSV aos salários dos funcionários oriundos do HSBC. O Bradesco não paga remuneração variável. Anteriormente, o Bradesco havia informado que seria feito uma média dos últimos 12 meses. Os dirigentes sindicais querem saber também quando será feita a incorporação dos citados programas aos salários.
Cobrança de Metas: os dirigentes sindicais cobraram flexibilidade na cobrança de metas durante o processo de incorporação. Têm ocorrido vários problemas relacionados ao sistema.
Para a diretora do Sindicato, Gisele Paifer, “o debate é fundamental para equacionar os problemas decorrentes do processo de incorporação. O Sindicato acompanha de perto toda essa fase de migração, visando assegurar reais condições de trabalho”.
Foto: Jailton Garcia