A Federação dos Bancários de SP e MS abriu na manhã desta quinta-feira, 30 de junho, na colônia de Suarão da Usceesp, em Itanhaém, litoral sul de São Paulo, a Conferência Interestadual dos Bancários. Preparatória à 18ª Conferência Nacional da categoria, a ser realizada entre os dias 29 e 31 de julho na capital paulista, a Interestadual de Itanhaém irá definir as propostas dos 23 sindicatos filiados.
Após a abertura, debate sobre a conjuntura política e econômica com o presidente da Federação e deputado estadual pelo PPS (Partido Popular Socialista), Davi Zaia, e com o professor associado aposentado do Instituto de Econômia da Unicamp e professor da Facamp (Faculdades Campinas), Waldir Quadros.
Em sua fala, Davi Zaia destacou que hoje os partidos políticos, assim como o movimento sindical, não conseguem dar respostas aos graves problemas que assolam o país. “O desafio dos trabalhadores é construir soluções. Cabe à categoria fazer uma campanha nacional forte, combativa, visando assegurar e ampliar direitos; como em anos anteriores. Isso no campo específico. Quanto ao país, os bancários podem e devem contribuir na busca por alternativas, caminhos que possam levar ao equacionamento dos agudos problemas”.
Já o professor Waldir Quadros disse que, com dois anos de recessão, de paralisia, está em curso no país um desatre do ponto de vista econômico e social. Para o trabalhador, avalia o professor, o quadro atual, se melhorar, vai estar ruim. “Existem várias possibilidades que dependem do campo politico. Sem investimento do Estado, no entanto, o país não sai do buraco”.
Programação
Na tarde desta quinta-feira dois painéis: Análise dos resultados dos Bancos, novas tecnologias e resultadoss das negociações ocorridas no primeiro semestre deste ano, com a economista Vivian Machado, do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicas); e Previdência Pública : Desafios com o economista Keyton Pedreira. Ao final dos painéis, discussão e votação do Regimento Interno.
Nesta sexta-feira (1º de julho), segundo e último dia da Interestadual, apresentação da Consulta da Campanha, realizada pelo Sindicato neste mês de junho, debates em grupos de trabalho e plenária final.
Delegados
A Conferência Interestadual conta com a participação de 186 delegados representando os 23 sindicatos filiados, sendo 145 homens e 41 mulheres. Dese total, 28 delegados representam os bancários da região de Campinas. São eles: Carlos Augusto (Pipoca), Cézar, Cristiano, Daniel, Daniele, Deborah, Divino, Donizetti, Eduardo, Elisa, Fátima Domingues, Gustavo, Hamilton, Jacó, Jeferson, Lourival, Lucinete, Marcelino, Marcelo, Marcos, Maria Aparecida, Maria de Fátima, Mauri, Patrícia, Samuel, Stela Tânia e Vera.
Fotos: Júlio César Costa