A Contraf-CUT realizou nos dias 26 e 27 de maio último, em São Paulo, Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais por Bancos: Itaú, Bradesco, Santander e HSBC, em São Paulo. Em discussão, as pautas específicas, a organização da luta. Veja a seguir as resoluções.
Itaú
O Encontro do Itaú foi dividido em quatro temas: segurança bancária; emprego e remuneração; plano de saúde; e condições de trabalho e saúde.
Emprego e remuneração: combate às práticas de horário estendido, rotatividade e terceirização. E mais: retomar a campanha de valorização dos funcionários, ampliar o programa de bolsas de estudos e incrementar a PCR.
Saúde: Manutenção da autogestão do plano de saúde e reimplantação de unidades de RH estaduais, ampliação da rede credenciada e diminuição dos preços aos aposentados. Além disso, efetiva inclusão das pessoas com deficiência, cumprimento das cotas previstas em lei, combate à discriminação e preconceito, com políticas claras e construídas coletivamente e garantias de formação profissional e possibilidade de ascensão profissional.
Segurança: Transferir a responsabilidade da posse das chaves, passando dos funcionários para empresas especializadas, fim imediato das revistas pessoal e intima. No caso de assaltos, as agências só podem ser reabertas com a vistoria e autorização da Delegacia Especializada em assaltos.
Pauta específica já entregue
Um dia após o Encontro, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) entregou a pauta específica ao Itaú. “A pauta contém propostas para questões que afetam a todos os funcionários e que podem ser resolvidas por meio da negociação séria por parte do Itaú.”, afirma o vice presidente do Sindicato, Mauri Sergio.
Moção de repúdio à revista
Os dirigentes sindicais também entregaram a moção de repúdio à forma como o Itaú trata a segurança e reivindicaram o fim da revista íntima e em pertences de funcionários, a instalação de dispositivos de proteção nas chamadas agências de negócio e desobrigar os bancários a portarem chaves do estabelecimento e do cofre.
Diretores no Encontro: Cezar, Daniele, Donizetti, Mauri e Samuel.
Bradesco
Após apresentação do Dieese sobre balanço dos bancos no terceiro trimestre, com foco no Bradesco, e análise da estrutura da holding Bradesco, o Encontro debateu planejamento e estratégia de luta. “Definiu-se a retomada da Campanha de Valorização dos Funcionários”, destaca o diretor do Sindicato, Lourival Rodrigues.
Eixos da Campanha
A Campanha terá os seguintes eixos prioritários: emprego, melhores condições de trabalho, implantação de Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), bolsa de estudo e plano de saúde. “A Campanha será deflagrada em Dia Nacional de Mobilização para marcar a entrega da pauta de reivindicações específicas ao Bradesco. A data do lançamento será definida pela COE”, esclarece o diretor do Sindicato.
Diretores no Encontro: Daniel, Lourival e Lucinete.
Santander
Saúde: Exames médicos direcionados para alta: denunciar as clínicas ao CRM e MP da cidade de origem.
Plano de Saúde: Criação de um grupo para aprofundar o debate da possibilidade de migrar todos os funcionários do grupo Santander para um plano administrado pela Cabesp nas mesmas condições dos planos oferecidos pela Unimed e Saúde Bradesco ao Santander.
Previdência: Produzir material específico e explicativo para trabalhar junto aos funcionários em data nacional com o tema Previdência porque tê-la!
O diretor do Sindicato, Cristiano Meibach, destaca que o Encontro aprovou outras reivindicações, como “negociação de tarifa zero para ativos e aposentados, participação dos representantes dos funcionários na assembleia de acionistas e denunciar as agências com metas para caixas e exposição de funcionários perante a equipe”.
Diretores no Encontro: Cristiano, Patrícia e Stela.
HSBC
O Encontro Nacional do HSBC foi pautado sobre a possível venda do banco inglês. As ações aprovadas remetem a manutenção do emprego e busca de apoio em várias esferas. Já foram realizados reuniões com parlamentares, audiências no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Banco Central, Ministério Público do Trabalho e Assembleia Legislativa do Paraná. “Os sindicatos já estão em campo para construir várias atividades; entre elas, audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, reuniões no Ministério do Trabalho e Emprego, na OIT (Organização Internacional do Trabalho), órgão da ONU, em Brasília, e no Ministério da Fazenda”, esclarece o diretor do Sindicato, Danilo Anderson. Leia na página 3 matéria sobre audiência na Alep.
Ato no BC
Após o encerramento do Encontro, os dirigentes sindicais participaram de ato em frente a sede do Banco Central, em São Paulo, em defesa do emprego, pela intermediação do BC no processo de venda.
Diretores no Encontro: Danilo Anderson e Gisele Paifer.
09/06/2015
Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais:
Itaú, Bradesco, Santander e HSBC