O HSBC confirmou ontem (15) o fechamento de vinte agências em todo o país, envolvendo 142 funcionários, durante reunião com os sindicatos, federações e a Contraf-CUT. O diretor de Recursos Humanos do banco inglês, Juliano Ribeiro Marcílio, garantiu que 70% dos funcionários atingidos serão realocados; os demais serão analisados caso a caso. O diretor de RH disse também que o processo de reestruturação termina neste mês de abril e não está previsto o fechamento de agências até o final do ano.
As informações prestadas pelo diretor de RH, segundo o diretor do Sindicato e representante da Federação dos Bancários de SP e MS na reunião, Danilo Anderson, é uma resposta aos sindicatos que, durante reunião realizada no dia 4 deste mês de abril, em Curitiba, cobraram explicação sobre o fechamento de agências e demissões. “Cobramos esclarecimentos e o HSBC deu retorno. Porém, é fundamental que os bancários reafirmem posição contrária à reestruturação. Temos que exigir valorização, respeito”, destaca o diretor Danilo Anderson.
Encontro Nacional
A Contraf-CUT vai organizar um encontro nacional dos dirigentes sindicais do HSBC dentro da maior brevidade possível, com o objetivo de avaliar as últimas negociações e definir novas estratégias de organização e luta contra as arbitrariedades do banco e em defesa dos empregos e direitos dos bancários.
Fonte: Contraf-CUT